Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dicas de Fotografia

Dica de fotografia: Luz de Janela 

A luz de janela, ou também conhecida como a “Hora Dourada” (Golden Hour), é das técnicas fotográficas mais importantes para o olhar profissional e artístico do trabalho. Se trata de fotografar nos horários propícios para atingir uma melhor e mais bonita iluminação. Esses horários são no nascer, ou no pôr do sol. A angulação do sol, iluminando diretamente os elementos da foto em um ângulo de frente, e inclinado, é o que favorece a aparência da foto nesses horários. Essa angulação faz com que a iluminação fique mais suave e as sombras menos aparentes. Além de, por possuírem cores quentes, esses horários tão um toque artístico e dramático às imagens.
Apesar de parecer fácil atingir esse filtro natural nas imagens, o fotógrafo precisa ser rápido para aplicar a técnica fotográfica da Golden Hour. Isso porque essa condição favorável de luz vai embora muito rápido e dura cerca de meia hora nos dois períodos do dia.


Aqui estão as 5 dicas para você tirar belas fotos da Hora Dourada:

1 - Não defina o seu balanço de branco para o automático: Sua câmera irá neutralizar os tons de pele, inserindo mais azul na imagem, derrotando a finalidade de filmagem durante a Hora Dourada.

2 - Planeje com antecedência: Hora Dourada não dura para sempre, o que significa que se você tem uma cena complicada para fotografar: algo com muitas pessoas ou que dependem de muitas partes, etc., então você vai querer dar a você, ao seu elenco e a equipe tempo suficiente para que eles não se sintam muito pressionados a trabalhar. Dê a todo mundo um espaço de algumas horas para arrumar todo o set. Configure cada equipamento e acessório fotográfico de antemão, certifique-se de que a cena foi bem planejada, e descubra exatamente quanto tempo a sua Hora Dourada vai durar.

3 - Use um refletor: sugerimos utilizar um refletor para refletir essa luz suave e quente do sol sobre o objeto da foto: no entanto, você vai perder seu objeto se o expuser completamente para o sol e para o céu, assim traga um refletor de Led ou de Quartzo com alguém para segurá-lo para que você possa colocar o sol de volta para o foco da foto.

4 - Use flares para a sua vantagem: não só Hora Dourada vai lhe dar lindas cores para trabalhar, mas a luz é tão difusa que a captura flares de luz não vai acabar com seus highlights, midtones ou sombras.

5 - Fotografe com uma lente grande angular: Você pode não estar pensando em usar uma lente grande angular para sua cena em Hora Dourado, mas você pode querer obter pelo menos uma foto com uma lente grande angular de qualquer maneira. Por quê? Simplesmente porque é a Hora Dourada, um momento mágico que faz uma pintura belamente original para você todos os dias.

Se você gostou e quer aprender mais dicas para melhorar suas fotos, conheça o curso de fotografia do Rodolfo Carradin.