Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 de junho de 2017

Fotógrafa usa técnica de 166 anos para retratar crianças

A artista espanhola Jacqueline Roberts nada contra a maré, revivendo a fotografia do século 19 na era digital. O trabalho de Jacqueline gira principalmente em torno da transição psicológica e emocional da infância para a adolescência, e a técnica que ela usa intensifica ainda mais a mudança, fazendo com que as imagens pareçam com algo sombrio.

A fotografia de colódio úmido (wet plate), teria sido inventada em 1851, quase que em simultâneo, por Frederick Scott Archer e Gustave Le Gray. Embora o processo exigisse uma câmara escura portátil, combinava qualidades desejáveis ​​do processo de calotipia (permitindo um número ilimitado de impressões a partir de um único negativo) e o daguerreótipo (criando nitidez e clareza que não poderiam ser alcançados com negativos de papel). A técnica rapidamente se tornou popular e foi usada para retratos, paisagens e outros tipos de fotografia.

"Para mim, a fotografia de colódio úmido é um processo fascinante em tantos níveis", disse Jacqueline. "Desde a preparação da química, umedecendo a placa, desenvolvendo e corrigindo para finalmente segurar em minhas mãos uma bela fotografia. Adoro o aspecto cerimonial, tanto quanto o ofício envolvido".

Vejam o resultado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário