Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 de maio de 2016

Fotos de índios Navajos entre 1915 e 1920

Os navajos (em navajo: Diné ou Naabeehó) são uma tribo indígena da América do Norte, da família linguística Athapaskan (idioma navajo) e da área cultural Sudoeste. Originalmente, imigraram das áreas do norte e durante o século XVI tornaram-se um povo pastor e caçador. A tribo vive numa reserva no nordeste do Arizona e continua em partes do Novo México e Utah. É uma enorme área que vai desde Grants no Novo México, até o Grand Canyon, no Arizona; de Holbrook, no centro do Arizona até o Rio San Juan, já no Colorado, inclui Monument Valley, parte do Deserto Pintado e parte da Floresta Petrificada.

De acordo com o censo dos Estados Unidos de 1990, o total de índios navajos era de 220 000, vivendo em 6 milhões de hectares, com um produto interno bruto estimado em 50 milhões de dólares.

Durante a II Guerra Mundial, muitos navajos serviram nas forças armadas e isto é motivo de muito orgulho para muitos descendentes deles até os dias de hoje.

O filme Windtalkers (2002) conta como soldados navajos ajudaram os aliados na II Guerra Mundial, desenvolvendo um código de encriptação baseado em sua complexa língua.

Os navajos também ficaram famosos no Mundo dos Quadrinhos, graças ao personagem italiano Tex Willer, criado em 1948 pela dupla Gian Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini, que era o chefe branco dos navajos.

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário